sábado, 14 de novembro de 2009

Porque o mundo é Redondo???

As aspas de hoje são do nosso excelentíssimo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diante delas eu fiquei sem palavras! rs



Fui pesquisar sobre a repercussão que este discurso teve na mídia e aí uma surpresa ainda maior ele não apareceu na capa dos principais jornais, ou melhor, nem foi citado! Achei um texto interessante da Maria Helena de Sousa e separei alguns trechos divertidos sobre o assunto...

Em qual dos dez volumes de sua obra, caro Doutor Freud, o senhor trata do caso das intempéries? O senhor alguma vez pensou que seria citado pelo presidente do Brasil a respeito de um apagão que durou uma eternidade e deixou mais da metade do país no escuro? Quem mandou o senhor dizer que uma das coisas que o homem não controlaria seriam as intempéries? Viu no que deu? As suas palavras servirão de desculpa, e que desculpa!, para qualquer apagão que nos deixe sem luz.

"Eu já disse várias vezes: Freud dizia que tem algumas coisas que a humanidade não controlaria. Uma delas era (...) as intempéries”. Coitado de Freud, servindo como testemunha de defesa do Governo Lula! O Presidente Lula nos lembra ainda que “nós humanos temos um problema imenso. Infelizmente não controlamos chuva, vento, raio. Sempre quisemos, mas não conseguimos ainda". São as tais das intempéries, Dr. Freud, as incontroláveis intempéries...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Eu não quero e não vou me acostumar!


Fui para Ilha Grande no último feriado e acampei pela 1ª vez! Mesmo com todos que me conhecem dizendo que não existia possibilidades de eu gostar, eu AMEI... Fazer a própria comida com os recursos que você tem.. rs Tentar pescar o jantar e acabar comendo miojo é no mínimo divertido, sem falar que estar em contato com a natureza, acordar na praia, caminhar quilômetros por trilhas para descobrir outras praias não existe nada parecido! Quero voltar lá assim que possível! Recomendo ;)





As Aspas de hoje são de Clarice Lispector

Eu sei, mas não devia...


"Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor.
E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas logo se acostuma a acender cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.

A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto. A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para tercom que pagar nas filas em que se cobra.

Agente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar-condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui,um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se a praia está contaminada a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se o trabalho está duro a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que gasta de tanto se acostumar, e se perde de si mesma"







segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Comprando e vendendo sonhos!

“Então uma luz brilhou mais uma vez... pensei que todas as pessoas deveriam sair por aí sem rumo, pelo menos por um dia, para poder achar o elo perdido em seu interior. Pensar desse modo me relaxou. A inquietude que estava à flor da pele cedeu um pouco, o que me levou a final a diminuir a agitação cerebral. Relaxei; o sono começou a vir. Entendi que quem determina a maciez da cama é o nível de ansiedade da nossa mente. Só dorme bem quem aprende primeiramente a repousar dentro de si. Estava começando a filosofar como o mestre..”


Depois de "A menina que roubava livros", terminei de ler na quinta-feira “O Vendedor de Sonhos” devorei em 5 dias o livro que comecei a ler em junho, e após ler dois capítulos deixei de lado... Era um domingo com sol de fim de tarde, quando eu acordei ele já estava quase se pondo e não refletia mais na piscina, mas lá estava ele, ainda firme e forte na minha varanda, não pensei duas vezes... peguei minha canga, uma almofada e corri para me bronzear e me “livrar” do livro que estava encalhado na minha estante. Foi quando depois de algumas páginas eu fui me encantando e interagindo com o texto do fabuloso Augusto Cury, eu que não sou fã de silêncio e muito menos de solidão dei valor a cada segundo que fiquei em casa sozinha engolindo páginas e páginas do livro...

“Quem não desenvolve a arte de observar tem uma inteligência superficial e humanidade rasteira. Pode vir a ser um depósito de informações, mas nunca construirá grandes ideias... Mentes que outrora foram brilhantes viveram uma vida medíocre porque não aquietaram seus pensamentos. Grandes escritores, notáveis cientistas dilaceraram sua inspiração porque tiveram uma mente agitada. Os pensamentos, as imagens mentais e as fantasias que podem alçar voo da criatividade também podem, quando excessivos, lhe cortar as asas, furtar a intuição e a engenhosidade.”
Depois destes trechos o personagem principal do livro diz: “Esse é o meu problema” e eu pensei na hora, o meu também! rs Eu estava lendo por opção um assunto que me interessava e mesmo assim as vezes me perdia pensando em outras coisas... Aí, voltava e relia a parte em que passei os olhos com a cabeça nas nuvens. Continuei me identificando com as ideias do autor...

“Pensar, inclusive bobagens, era a minha especialidade. Sempre fui inimigo do silêncio. Mas sob sua palavra tentei me silenciar. Não foi fácil, pois era inundado por imagens que me cruzavam na avenida em que estávamos. A poluição intelectual era o meu algoz.”

Aos poucos, seguindo a orientação do vendedor de sonhos os personagens a conseguiram aguçar a perceptividade e a narrar detalhes cotidianos que passavam despercebidos na correria do dia-a-dia... Eu também comecei a ouvir o som dos pássaros, do vento... eles estavam ali, sempre estiveram eu é que não observava detalhadamente, comecei a me sentir uma privilegiada num deserto social.
  • o por do sol
  • o chão
  • uma almofada
  • uma canga
  • 295 páginas em branco e preto
  • um copo de mate
  • o silêncio!

“Após esse exercício prazeroso, dissemos uma das nossas frases favoritas:


‘Eu adoro essa vida!’.”


"Nunca fazer tão pouco fez tanta diferença!"

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Além de lindo, feliz!

Foto: Rafa Ruas
Hoje o Rio de Janeiro foi eleito a cidade mais feliz do mundo, entre 50 concorrentes, o Rio foi escolhido! Os motivos? Segundo a revista Forbes, responsável pela pesquisa, são as belas paisagens e o povo festivo. Eu acredito, mas acho que vão além destes dois... nada se compara ao otimismo do carioca, a maneira de dar um jeitinho pra tudo, de receber quem vem de fora com hospitalidade, de acordar feliz só porque não está chovendo. É um povo que reúne características de vários cantinhos do país, alia o molejo das baianas, com a beleza das gaúchas e o carisma que é peculiar do carioca mesmo, isso sem falar no sotaque chiado que mata os paulissstas de inveja!

E não adianta falar que isso é opinião de uma carioca puxa-saco do Rio, porque 10 mil pessoas de 20 países diferentes elegeram a capital fluminense a mais feliz do mundo! No ranking de 50 cidades os cariocas deixaram para trás concorrentes de respeito como Barcelona, Paris e Roma. Em segundo lugar ficou Sydney (Austrália), seguida de Barcelona (Espanha) e Amsterdã (Holanda). Buenos Aires, a outra cidade latino-americana
da lista, aparece em décimo lugar.

É óbvio que o Rio está muito longe de ser perfeito, aqui há milhões de coisas que precisam mudar e evoluir, mas mesmo com tantos defeitos a cidade maravilhosa conseguiu ser eleita também a cidade mais feliz! Não é pra ter muito orgulho de ser carioca?

"Outras aspas"

Há quem discorde...

“Cara, eu adoro o carioca da zona norte, mas o da zona sul já estou de saco cheio. Eu não tenho assunto com ninguém do Rio, nem gosto desse modelo do cara bombado, com a orelha parecendo uma couve-flor. No Rio você vê advogados falando igual a idiotas, dizendo ‘merreca’ em vez de falar em dinheiro. Que credibilidade um sujeito desses tem?” - Lobão, cantor e compositor carioca. (Um exemplo de que nem todos os cariocas são bem humorados rs)


E há também quem assine em baixo...


"É mais um reconhecimento da qualidade de vida da nossa cidade. O mundo descobriu o que nós já sabemos: o Rio é o melhor lugar pra viver e para trabalhar. Que outra cidade é capaz de reunir com tanta perfeição natureza, cultura e vida urbana? É um orgulho saber que a alegria dos cariocas ganha fama e o imaginário internacional. Eu posso garantir que não existe prefeito mais feliz do que o da cidade maravilhosa." - Prefeito Eduardo Paes

”Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro, estou morrendo de saudades. Rio, seu mar, praia sem fim. Rio, você foi feito prá mim. Cristo Redentor braços abertos sobre a Guanabara, este samba é só porque Rio, eu gosto de você. A morena vai sambar, seu corpo todo balançar. Rio de sol, de céu, de mar...“ - Antonio Carlos Jobim, Cantor e Compositor carioca

Foto: Rafa Ruas
Fotos tiradas na tarde de hoje. Foram elas que me inspiraram a escrever sobre as maravilhas do Rio. Essa é a vista que eu tenho da redação da RedeTV, linda de morrer!

domingo, 30 de agosto de 2009

Blog... livro... filme!

Ontem recebi uma mensagem de uma tia que não mora aqui no Brasil há uns 10 anos, ela descobriu o meu blog em algum lugar, elogiou bastante e me contou sobre o filme "Julie & Julia" que a trama também envolve um blog, como ainda não tinha ouvido falar nele, fui pesquisar...

A escritora Julie Powel, numa crise de identidade, após perder o emprego, começou a escever um blog, assim como este (tá bom, deve ser um pouco melhor que esse aqui... rs) – que depois virou livro e, agora, filme. A ideia era fazer em um ano todas as 524 receitas do clássico americano "Mastering the art of french cooking", da chef Julia child, e contar o resultado de suas experiências no tal blog. Julie powell, autora do diário eletrônico, do livro e do filme, na telona é vivida por Amy Adams e Julia é por Meryl Streep.

"Julie & Julia" é baseado em histórias verdadeiras de duas mulheres que tiveram de mostrar o que são capazes de fazer, tanto na cozinha como na vida. O filme estreou dia 7 de agosto nos Estados Unidos, aqui no Brasil teremos que esperar até outubro, enquanto isso, a gente fica com água na boca e assiste ao trailer...




É mais uma prova do poder dos blogs e um incentivo à quem escreve... um dia pode acontecer com você também! rsrs

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Reflexão auto-ajuda...

Todos os dias a gente escuta muitas pessoas falando "hoje ainda é terça-feira" ou "ainda estamos em março" porque as pessoas querem tanto que a semana acabe, que dezembro chego logo para que o ano seguinte comece?

Acredito eu, que muitos vejam na passagem de ano uma esperança de fazer diferente, de ter um novo começo... começar uma dieta, entrar no curso de inglês, conseguir um novo emprego, um namorado novo, entrar na academia, voltar a estudar... sei lá, mas cada um tem algo que queira mudar ou melhorar e usa esta passagem de ano como pretexto para adiar o trabalho que tem pela frente ou para dar esperanças a si mesmo!

O que todos nós precisamos lembrar é que cada dia é um novo começo, você não tem que esperar que chegue 2010 para colocar em prática planos que irão fazer você ter uma vida melhor. Não precisa esperar segunda-feira para começar a dieta e nem o ano seguinte para levar uma vida mais saudável, cuidar do corpo e da mente. Comece hoje, coloque agora as suas idéias em prática!

Não sei por que tive vontade de escrever sobre este assunto, mas acho que são conselhos enviados do meu subconsciente para o consciente, o pior é a música mais clichê no universo que esta rondando a minha cabeça enquanto eu escrevo... rsrs
Bem, ignorem-na se incomodá-los demais, mas preciso colocar aqui! rsrsrs

"Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou. Nestes novos dias as alegrias serão de todos é só querer.
Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou!"

Lembrei de mais uma, essa eu adoro! Aí vai um trechinho...

"Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo, temos todo tempo do mundo"

Pra mim, o gostoso é que a vida passe bemmmmm devagarinho para podermos aproveitar cada fase, curtir cada momento... Isso sim é bom demais!!!

AHHHHH mas amanhã já é sexta-feira, ainda bem né!? :)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Por onde começar?


Bem, o propósito deste blog é antigo e hoje resolvi colocar em prática. Pensei em um nome, ou melhor em uns 35 nomes, até chegar a este, criei e aqui estamos! Demorei tanto tempo para começar a escrever porque eu sabia que quando o fizesse seria mais um compromisso (detesto blogs desatualizados) então, pretendo atualizar sempre sempre que tiver algo a dizer!

Acho que todo jornalista precisa de um lugar onde possa escrever sem precisar da aprovação de terceiros para publicar, por isso os blogs fazem tanto sucesso na nossa profissão... rs

E agora, eu tenho o meu lugar, seja bem vindo ;)

Espero que meu emaranhado de palavras faça algum sentido pra vocês também...

"Aspas alheias" de hoje:

"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador". (Clarice Lispector)

"Escrevemos porque ninguém nos ouve". (Georges Perros - Escritor Francês)

"Para mim, Escrever é simplesmente escrever sem medo, sem medo do que se escreve, sem medo de agradar ou de desagradar... Pra escrever tem que ter coragem". (Ismênia Nunes - Poetisa brasileira)