segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Comprando e vendendo sonhos!

“Então uma luz brilhou mais uma vez... pensei que todas as pessoas deveriam sair por aí sem rumo, pelo menos por um dia, para poder achar o elo perdido em seu interior. Pensar desse modo me relaxou. A inquietude que estava à flor da pele cedeu um pouco, o que me levou a final a diminuir a agitação cerebral. Relaxei; o sono começou a vir. Entendi que quem determina a maciez da cama é o nível de ansiedade da nossa mente. Só dorme bem quem aprende primeiramente a repousar dentro de si. Estava começando a filosofar como o mestre..”


Depois de "A menina que roubava livros", terminei de ler na quinta-feira “O Vendedor de Sonhos” devorei em 5 dias o livro que comecei a ler em junho, e após ler dois capítulos deixei de lado... Era um domingo com sol de fim de tarde, quando eu acordei ele já estava quase se pondo e não refletia mais na piscina, mas lá estava ele, ainda firme e forte na minha varanda, não pensei duas vezes... peguei minha canga, uma almofada e corri para me bronzear e me “livrar” do livro que estava encalhado na minha estante. Foi quando depois de algumas páginas eu fui me encantando e interagindo com o texto do fabuloso Augusto Cury, eu que não sou fã de silêncio e muito menos de solidão dei valor a cada segundo que fiquei em casa sozinha engolindo páginas e páginas do livro...

“Quem não desenvolve a arte de observar tem uma inteligência superficial e humanidade rasteira. Pode vir a ser um depósito de informações, mas nunca construirá grandes ideias... Mentes que outrora foram brilhantes viveram uma vida medíocre porque não aquietaram seus pensamentos. Grandes escritores, notáveis cientistas dilaceraram sua inspiração porque tiveram uma mente agitada. Os pensamentos, as imagens mentais e as fantasias que podem alçar voo da criatividade também podem, quando excessivos, lhe cortar as asas, furtar a intuição e a engenhosidade.”
Depois destes trechos o personagem principal do livro diz: “Esse é o meu problema” e eu pensei na hora, o meu também! rs Eu estava lendo por opção um assunto que me interessava e mesmo assim as vezes me perdia pensando em outras coisas... Aí, voltava e relia a parte em que passei os olhos com a cabeça nas nuvens. Continuei me identificando com as ideias do autor...

“Pensar, inclusive bobagens, era a minha especialidade. Sempre fui inimigo do silêncio. Mas sob sua palavra tentei me silenciar. Não foi fácil, pois era inundado por imagens que me cruzavam na avenida em que estávamos. A poluição intelectual era o meu algoz.”

Aos poucos, seguindo a orientação do vendedor de sonhos os personagens a conseguiram aguçar a perceptividade e a narrar detalhes cotidianos que passavam despercebidos na correria do dia-a-dia... Eu também comecei a ouvir o som dos pássaros, do vento... eles estavam ali, sempre estiveram eu é que não observava detalhadamente, comecei a me sentir uma privilegiada num deserto social.
  • o por do sol
  • o chão
  • uma almofada
  • uma canga
  • 295 páginas em branco e preto
  • um copo de mate
  • o silêncio!

“Após esse exercício prazeroso, dissemos uma das nossas frases favoritas:


‘Eu adoro essa vida!’.”


"Nunca fazer tão pouco fez tanta diferença!"

7 comentários:

  1. Primeiro preciso dizer que amei a foto! Fofa demais!!! rs
    O seu post foi tocante, me encantou! Fiquei com vontade de ler o livro, de verdade.
    Conheci o Augusto Cury com o 'Nunca Desista Dos Seus Sonhos', mas esse que vc cita no post, apesar de tê-lo dado de presente para minha mãe, ainda não li.
    Que bom que vc o tinha abandonado antes... não era o momento de adquirir, não era o seu momento de absorver tudo o que ele tinha pra te passar. Talvez você o tivesse lido daquela maneira, passando os olhos mas com a mente distante, e não tivesse te feito tão bem!

    Beijinhos Priiii

    ResponderExcluir
  2. Nathália fiquei feliz com o seu comentário! Você realmente captou o que eu tive a intenção de transmitir, não foi mais um livro e foi no momento certo! Já li do Augusto Cury "A Ditadura da beleza e a Revolução das Mulheres"... Mas acho realmente isso que você falou, talvez antes ele não teria me acrescentado tanto como aconteceu agora!

    Beijos e volte sempre :)

    ResponderExcluir
  3. Priscila

    Muito bonito o seu blog. Bacana o livro. Recomendo um: O Livro da Transformação, de Osho. Também é belíssiom. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Interessante da vida é justamente isso, quando vivemos em uma correria absurda não encontramos tempo para valorizar as pequenas coisas do nosso dia a dia, coisas tão simples e banais que só percebemos quando paramos para pensar em o que estamos fazendo de nossas vida, já refleti diversas vezes sobre a minha, de tanta reflexão, comecei a dar mais valores estas pequenas coisas,assim ressurgiu a alegria de viver, fazendo com que o mundo voltasse a ser colorido, a ouvir os cantos dos pássaros, escutar o vento, a estar sozinho e mesmo assim me sentir acompanhado, isso é meu novo conceito de viver.

    ResponderExcluir
  5. Vc pediu a PMs que te liguem. Mas o números que deixas-te no blog Praças da PMERJ são inexistentes.

    ResponderExcluir
  6. Te liguei hoje e fiquei de ligar mais tarde mas nao deu, preciso que me diga quais tipos de perguntas serao feitas para que possamos(nos praças) juntos escolhermos as melhores respostas a serem dadas, pois essa é uma excelente oportunidade de nos expressarmos, afinal é de nosso interesse que nossa situaçao seja expressa na midia de forma real como realmente é, sugiro que a matéria vá além, exponha a situação do rancho onde nos alimentamos, nossos alojamentos, condições imundas de nossos alojamentos, as situaçoes de risco que vivemos na folga juntamente com nossos familiares, da forma que muitos colegas teem encarado o trabalho ultimamente e o que muitos teem feito para complementar a renda nos horarios de folga.
    mande os topicos da entrevista para: policiamilitar.rj2016@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog e já estou seguindo. te convido a visitar os meus, um sobre viagens e outro sobre mitologia. Aparece lá! :-)

    Abraço,

    Clau

    ResponderExcluir