segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Eu não quero e não vou me acostumar!


Fui para Ilha Grande no último feriado e acampei pela 1ª vez! Mesmo com todos que me conhecem dizendo que não existia possibilidades de eu gostar, eu AMEI... Fazer a própria comida com os recursos que você tem.. rs Tentar pescar o jantar e acabar comendo miojo é no mínimo divertido, sem falar que estar em contato com a natureza, acordar na praia, caminhar quilômetros por trilhas para descobrir outras praias não existe nada parecido! Quero voltar lá assim que possível! Recomendo ;)





As Aspas de hoje são de Clarice Lispector

Eu sei, mas não devia...


"Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor.
E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas logo se acostuma a acender cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.

A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto. A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para tercom que pagar nas filas em que se cobra.

Agente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar-condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui,um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se a praia está contaminada a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se o trabalho está duro a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que gasta de tanto se acostumar, e se perde de si mesma"







9 comentários:

  1. Pri, adorei as "aspas" de hoje.
    E quanto ao acampamento...quem diria, hein????
    Bjssss
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. O contato próximo à natureza realmente não tem preço, é incrível e indescritivel! A sensação de paz é magnífica!
    Quanto ao texto da Clarice, sou suspeita pra falar, sou fã, amo os escritos dela! É sempre tão profundo e tão humano!

    bjosss!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa , o TWITTER tb é cultura ! Que bom que descobri seu blog através desta "rede". PARABÉNS pelo texto da Clarice , aliás tudo aqui é lindo ... Voltarei outras vezes!

    ResponderExcluir
  4. Nossa ainda qro acampar assim um dia... *w*
    Quanto ao texto... Em poucas paravras... XD
    É melhor viver 10 anos a 100 por hora que 100 anos a 10...
    Estamos mesmo deixando de "viver de verdade" aos poucos..
    Ótimo blog...^^ Bjooz...

    ResponderExcluir
  5. Realmente... A gente vive praticamente a vida toda tentando fazer com que tudo e todos se acostumem conosco. Só não percebemos que no final quem sempre acaba se acostumando somos nós mesmos.

    ResponderExcluir
  6. Bom, vejo as Criticas da mestra Clarice e penso:
    "Por que somos assim?"

    Como ela destacou, somos hoje uma sociedade acostumada. Não buscamos melhora-la pois isso demora, e nós queremos o rápido. Não buscamos melhora-la, pois isso dá trabalho, e nós queremos o prático.

    A critica vai nesse alerta e indagação : O que devemos fazer?
    Ela destaca que, não se deve trabalhar por dinheiro, pois isso o tempo e as situações mostram que não vale muito. E que se deve trabalhar com o gosto, como acordar a cada dia, devemos buscar torna-lo importante para nós e para os outros.
    A vida é simples, mas nós que complicamos. Chega a ser engraçado, pois, nós, hoje buscamos a facilidade e complicamos nossas próprias vidas na busca disso.
    A felicidade é simples, mas poucos alcançam, não por que ela seja complicada de alcançar, mas por que, não a buscamos de fato.
    Felicidade não é momentos curtos em baladas, não é momentos com o namorado. Na verdade felicidade não é um momento. É a sua postura, é sua realização.
    Saber valorizar as pessoas, respeita-las, ser amada por essas, mesmo que não seja aquela guria linda e sexy ou aquele guri todo malhado, pois o sentimento é o que conta, especialmente os verdadeiros.

    Não devemos buscar a rebeldia. Apenas devemos buscar a força, compreensão, sabedoria suficiente para mudarmos nossas vidas acostumadas com tudo isso e melhora-las.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que sua experiência foi legal, a minha foi terrível. Chuva torrencial, barraca alagada e final da noite passada da barraca do CASAL vizinho. Quando me perguntaram se voltaria, respondi que ÓBVIO que sim. Essa desistência diante do primeiro empecilho é o que nos leva ao tão temido "acostumar-se" de que tanto corremos, contra ou ao encontro (este, consciente ou inconscientemente). Ainda volto às raízes, e com seu post, vejo que não estou tão errada assim em insistir... @alinefcnery

    ResponderExcluir
  8. Estamos acostumados a viver como todos, contentando ser mais um número por interesse em ser aceitos enquadrando-nos em conceitos até o ponto de não nos reconhecermos.
    Deveríamos acordar para a vida e acostumar com as tentativas em ser exclusivos, inovando e buscando o que nos satisfaz ao invés de nos preocupar com o que vão achar, tentar agradar e mais uma vez nos anular. (@joseluizff)

    ResponderExcluir
  9. Nada melhor do um tempo na Ilha Grande, mais precisamente em Aventureiros. Bjs.

    ResponderExcluir